sábado, 11 de junho de 2011

3

Verdadeiros lobos em pele de cordeiro!!!

“(…) esses indivíduos verdadeiramente maléficos e ardilosos utilizam “disfarces” tão perfeitos que acreditamos piamente que são seres humanos como nós. Eles são verdadeiros atores da vida real (…)”
in: Mentes Perigosas – O Psicopata Mora ao Lado (p.35)
0

A vítima ideal

“O dependente emocional também é conhecido como co-dependente. Éamores aquele que depende do outro emocionalmente, que vive para o outro, não encontrando a suposta felicidade em si mesmo, tem a ilusão de que a encontrará no outro, e seu desejo passa a ser somente o de ajudar o outro negligenciando seus desejos e vontades, vivendo a vida do outro.
Ele (…) é um combustível para o sociopata, pois tudo o que ele precisa para atuar é dessa pessoa, que vive para o outro (logo para ele),  tornando-se assim fácil de manipular. É a corda e a caçamba, o sociopata só enxerga o próprio umbigo e o dependente emocional só quer olhar para o umbigo deste dependente sociopata, não olhando nem por um segundo para o seu.
Geralmente os co-dependentes saem destruídos fisicamente, emocionalmente, financeiramente… destas relações, enquanto os sociopatas permanecem ilesos em busca de outra presa fácil, ou melhor, outro dependente emocional. Pessoas emocionalmente saudáveis geralmente não se envolvem com sociopatas, e quando o fazem logo se dão conta de quem eles são de verdade, por detrás da máscara, e conseguem sair dessa relação não ilesos, mas com poucos arranhões. Apenas os co-dependentes chegam ao fundo do poço”.  (Dra. Daniela Martins de Almeida)
0

Metade genética, metade mistério...

Quando se diz a palavra “sociopata”, a maioria das pessoas pensa em serial killers. Mas apesar de muitos serial killers serem sociopatas, há bem mais deles vivendo “vidas comuns”. Você provavelmente conhece um sociopata. Eu digo “vida comum”, mas o que eles fazem está longe de ser “comum”. Sociopatas são pessoas sem consciência. Eles não apresentam compaixão como nós. Eles não sentem afeição. Eles não se importam com outras pessoas. Mas a maioria deles é ótima observadora, e pode fingir sentimentos, afeição e simpatia com perfeição.
As pessoas com consciência, em sua maioria, acham bastante difícil até mesmo imaginar como seria não tê-la. Junte a isso os esforços do sociopata para se introsar na sociedade, e o resultado é que eles não são identificados. Devido a isso, eles instalam o caos em suas famílias, nas pessoas com quem trabalham, e em qualquer um que tente ser seu amigo. Um sociopata engana, tira o que ele quer de você, e fere as pessoas sem o menor remorso. Sociopatas não sentem culpa. Eles não lamentam o que fazem. Eles passam pela vida pegando o que eles querem sem dar nada em troca.
Eles manipulam e iludem e contam mentiras convincentes sem parar para pensar duas vezes. Eles deixam um rastro de confusão e ruína por onde passam.
Quem são essas pessoas? Por que elas são como são? Aparentemente, pouco tem a ver com o modo como são criados. Muitos estudos foram feitos na tentativa de se descobrir que tipo de experiência na infância leva alguém a se tornar sociopata. Até agora, nada foi provado. Eles podem vir de qualquer tipo de família. É parte genética, e parte mistério. Mas os pesquisadores descobriram que o cérebro do sociopata tem um funcionamento diferente do cérebro de uma pessoa “normal”. E o cérebro dele funciona de um modo que torna sua vida emocional absolutamente superficial. Mesmo assim, eles são capazes de imitar emoções como atores profissionais”.