sábado, 11 de junho de 2011

0

A vítima ideal

“O dependente emocional também é conhecido como co-dependente. Éamores aquele que depende do outro emocionalmente, que vive para o outro, não encontrando a suposta felicidade em si mesmo, tem a ilusão de que a encontrará no outro, e seu desejo passa a ser somente o de ajudar o outro negligenciando seus desejos e vontades, vivendo a vida do outro.
Ele (…) é um combustível para o sociopata, pois tudo o que ele precisa para atuar é dessa pessoa, que vive para o outro (logo para ele),  tornando-se assim fácil de manipular. É a corda e a caçamba, o sociopata só enxerga o próprio umbigo e o dependente emocional só quer olhar para o umbigo deste dependente sociopata, não olhando nem por um segundo para o seu.
Geralmente os co-dependentes saem destruídos fisicamente, emocionalmente, financeiramente… destas relações, enquanto os sociopatas permanecem ilesos em busca de outra presa fácil, ou melhor, outro dependente emocional. Pessoas emocionalmente saudáveis geralmente não se envolvem com sociopatas, e quando o fazem logo se dão conta de quem eles são de verdade, por detrás da máscara, e conseguem sair dessa relação não ilesos, mas com poucos arranhões. Apenas os co-dependentes chegam ao fundo do poço”.  (Dra. Daniela Martins de Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário