terça-feira, 14 de junho de 2011

1

Teclando com o inimigo: Psicopatas na Internet!

o_mentiroso
“A funcionária pública carioca A., 42 anos, não quer revelar seu nome porque está envergonhada. Não consegue olhar no espelho sem pensar: “Como me deixei enganar assim?” No início do ano, ela conheceu um homem em um chat na internet. Em pouco mais de um mês, ele destruiu a vida e a reputação de A. Por causa do falsário, ela pediu dinheiro a amigos e contraiu dois empréstimos bancários que, agora, não tem como pagar. No total, A. perdeu 22 mil reais.”
“Ela suspira: “Vi nele o que eu buscava. Era gentil, falava de sentimentos e planejava fazer uma viagem para me conhecer melhor”.”
“(…) o moço da internet contou que estava arruinado por ter caído na malha fina da Receita Federal. “A história era convincente”, lembra. “Ofereci dinheiro, ele prometeu pagar no dia seguinte.” Foi o primeiro de muitos empréstimos.”
“O delegado do caso, Antenor Martins Júnior, tem certeza de que há vários marginais seduzindo vítimas na internet, porque eles são bons de lábia e “as mulheres têm vergonha de pedir ajuda às autoridades”.”
O perfil dos criminosos é específico: são fisicamente pouco atraentes, valem-se do anonimato na internet e são experts em detectar pessoas carentes. Com base nos inquéritos, a polícia concluiu que eles mantêm a pose, em média, por dois meses, período suficiente para ganhar a confiança da vítima e aplicar o golpe. A psicóloga e sexóloga paulista Maria Luiza Cruvinel os descreve como pessoas que têm TRAÇOS DE PSICOPATIA, agem com frieza e calculam cada passo do bote. Mais:“Como excelentes atores, fazem o papel de príncipes apaixonados e seduzem com muita facilidade”.”
ROTEIRO PARA NÃO CAIR NA LÁBIA DESSES CRIMINOSOS:
1. Faça as mesmas perguntas de maneiras diferentes e repare se o internauta cai em contradição.
2. Observe se a forma como escreve é compatível com o estilo de vida e com a profissão que ele afirma ter.
3. Investigue. Digite o nome dele em canais de busca da internet e veja ao que está associado. Podem aparecer: universidade em que foi aprovado, títulos, negócios e até envolvimento em crime noticiado nos jornais. Pesquise no Orkut, na lista telefônica e ainda ligue para a empresa onde ele diz trabalhar.
4. Deixe dinheiro fora da relação. Evite empréstimos e não disponibilize cartão de crédito ou senhas bancárias.
5. Colha a opinião dos amigos sobre o seu romance – e dê-lhes crédito, pois, quando se está apaixonada, é comum desculpar coisas que todo mundo vê que não são desculpáveis.
6. Guarde o histórico dos e-mails, recados no Orkut, conversas no MSN e noSkype. Mantenha o documento eletrônico original para mostrar à polícia, pois cópias em outros formatos não servem como prova.
7. Só marque o primeiro encontro, sempre em lugar público, quando você estiver segura.

Um comentário:

Unknown disse...

Estou adorando os posts e em cada um deles me identifico demais...
Se eu soubesse disso antes, nao teria caido nas maos desse inescrupuloso.
Nao tive danos materiais mas psicologicamente fiquei totalmente destruida. Voltei as pressas para terapia a fim de achar uma resposta pra isso tudo... :/
Eu nem sequer sabia o que era um psicopata de vdd...

Postar um comentário